Os Jogos da Fome Livro 3


AUTOR: SUZANNE COLLINS

 

 
Editado: 2010


 Título Original: Mockingjay






SINOPSE:

Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…

"SE ARDERMOS VOCÊS ARDEM CONNOSCO" esta é a promessa de Katniss dirigida ao Capitólio


Resumo/Opinião

Este é o terceiro livro da trilogia dos jogos da fome e sem duvida alguma o desfecho mais esperado para quem leu as obras anteriores.
O enredo desenvolve-se num cenário muito diferente dos dois livros anteriores, desta vez a "arena" que Katniss terá de enfrentar é muito diferente...

Destroçada pela captura de Peeta pelo Capitólio, Katniss é forçada a aceitar uma realidade que precisa dela e que de certa forma a vai ajudar a manter a sanidade. Deixa que a "utilizem" como a cara da revolução levada a cabo pelo distrito 13 e que se insurge contra o Capitólio, esta decisão é tomada após uma transmissão em que Peeta é entrevistado por Ceaser. Apesar de constatar que Peeta se encontra ileso percebe que algo de grave se passa quando este apela a um cessar fogo.

Katniss decide então tomar um papel activo na revolução e parte numa acção de resgate para o capitólio numa tentativa de salvar Peeta que se encontra a ser torturado e utilizado em propaganda contra a rebelião.

Este é um livro que nos mostra personagens que foram obrigadas a evoluir e a amadurecer de uma forma dura e realista, são intensificados sentimentos e desmistificam-se valores e moralidades.

Neste livro encontramos personagens que desempenham um papel mais activo que nos livros anteriores como o caso de Gale e de Prim que encontram o seu propósito no meio do caos.

A equipa de resgate parte para o Capitólio para salvar Peeta das garras do Presidente Snow e desencadeiam uma guerra.

Encontramos uma Katniss dividida não só nos seus sentimentos como também pela causa pela qual da a cara e pela qual se tornou um símbolo.  Até que ponto as acções e regras impostas pela Presidente Coin por parte dos rebeldes é diferente da maneira de estar do Presidente Snow?

Estas são perguntas que iremos descobrindo as respostas ao longo do decorrer da história....

The Hunger Games : Mockingjay -Part 1 tem estreia marcada para 21 de Novembro de 2014 nos Estados Unidos, sendo que teremos de esperar mais 1 ano pela segunda parte que tem data de estreia para 20 de Novembro de 2015.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário